Ponto de Cultura Arte Sem Fronteira

Programa patrocinado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado do Turistmo, Cultura e Esportes de Santa Catarina, o Arte Sem Fronteira atenderá cerca de 8 municípios que compreendem as regiões do sudoeste paranaense e extremo oeste catarinense, além da Argentina. São oficinas de teatro, capoeira e inclusão digital pelo Comunidade Livre algumas das ações.
A gestão do programa acontece de forma integrada com os diversos segmentos sociais. Por meio de reuniões com diretores de escolas, gerentes regionais de educação e cultura das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, presidentes de associações de bairros, grupos culturais e artistas independentes. Além disso, há também o envolvimento de Secretarias Municipais de Educação das cidades envolvidas.
As decisões são tomadas com base na realidade de cada município, escola e entidade cultural. Pretende-se organizar diversos eventos para discussões sobre a construção da uma Política Regional de Cultura capaz de fomentar a produção local e valorizar os artistas da nossa terra.
OFICINAS:
Durante os 36 meses estão previstas diversas oficinas.
Nos primeiros 12 meses acontecerão as seguintes oficinas:
- Oficina de Teatro nas cidades de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bernardo de Irigoyen na Argentina disponibilizando 240 vagas.
- Oficina de Capoeira nas cidades de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bernardo de Irigoyen disponibilizando 160 vagas.
- Oficina de Capacitação Pedagógica e Elaboração de Materiais Didáticos para artistas e professores de artes das cidades de Dionísio Cerqueira, Barracão/PR, Guarujá do Sul, Princesa, São José do Cedro, Anchieta e Palma Sola, além de Bernardo de Irigoyen na Argentina, disponibilizando 50 vagas.
- Oficina de Pesquisa para Implantação do Teatro na Terceira Idade disponibilizando 30 vagas para os grupos de Dionísio Cerqueira e Barracão/PR.
CARAVANA ARTÍSTICA :

Durante o programa estará sendo montado um ônibus adaptado com palco, equipado com som e iluminação.
Esta iniciativa pretende conduzir para toda a região, inclusive outras Secretarias Regionais e a Região Sudoeste do Paraná, os trabalhos produzidos durante as oficinas com uma programação atraente para toda comunidade de cada cidade por onde o Ônibus do Intercâmbio Cultural passar. Esta ação está prevista para iniciar no final da segunda etapa.    
      PARCERIAS:

As parcerias serão fundamental para que o Ponto de Cultura Arte Sem Fronteira consiga desenvolver mais ações e contemplas mais profissionais e a comunidade.
Inicialmente, além do patrocínio oficial do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, o programa tem o apoio da empresa VBS Produções e do Governo Municipal de Dionísio Cerqueira.Sedentos por desenvolver um trabalho mais amplo e de qualidade ainda maior, a coordenação do Ponto de Cultura estará buscando outras parcerias com empresas, instituições de educação em todos os níveis, entidades culturais, artistas independentes, prefeituras, associações comerciais, entre outras em toda a região extremo oeste catarinense e sudoeste do Paraná.